Notícias

Você está aqui:

Exercícios intensos antes de dormir e a qualidade do sono

Fazer exercício antes de dormir pode ser benéfico para o sono, mas isso pode depender da antecedência com que esta atividade é realizada.

Fazer exercício antes de dormir pode ser benéfico para o sono, mas isso pode depender da antecedência com que esta atividade é realizada.

É de conhecimento geral que praticar exercício físico é benéfico para a saúde e pode ajudar a ter uma noite de sono mais tranquila, destaca o New Atlas. Agora, um novo estudo investigou de que forma o tempo que se demora a fazer desporto pode levar a resultados diferentes.

A análise revela quando é que pode ser o melhor momento do dia para suar, sugerindo que se evite exercitar o corpo à noite – sobretudo se a manhã seguinte exigir os benefícios de uma noite bem dormida.

O estudo foi realizado por cientistas da Universidade Concordia do Canadá, que se propuseram a esclarecer algumas questões sobre a relação entre exercício e sono.

Para isso, os investigadores realizaram uma meta-análise de dados recolhidos em quinze estudos. A base dessas pesquisas era de que forma praticar exercícios físicos intensos afetaria adultos jovens, e pessoas de meia-idade, nas horas que antecedem a hora de dormir.

análise envolveu diferentes variáveis, como os níveis de aptidão dos indivíduos, se estes eram sedentários ou fisicamente ativos, se os exercícios eram realizados no início ou no fim da noite e que tipos de esforço envolviam.

“No geral, a nossa análise mostrou que quando os exercícios terminavam duas horas antes da hora de dormir, havia benefícios para o sono, incluindo a promoção do início do sono e o aumento da sua duração”, referiu o líder do estudo, Emmanuel Frimpong.

“Por outro lado, quando o exercício terminou menos de duas horas antes de dormir, o sono foi impactado de forma negativa. Demorou mais para os participantes adormecerem e a duração do sono diminuiu”, explicou Frimpong.

Percebeu-se ainda que os exercícios de alta intensidade levaram a uma ligeira diminuição no estágio de movimento rápido dos olhos (REM) do sono.

“Com base na nossa revisão, no caso dos adultos saudáveis, jovens e pessoas de meia-idade sem histórico de distúrbios do sono, os exercícios noturnos devem ser realizados ao início da noite, se possível”, reforça Frimpong.

Outros dados da análise referem que o ciclismo foi o tipo de exercício que trouxe mais benefícios na promoção do início do sono e sono profundo, e que exercícios de alta intensidade – entre 30 e 60 minutos – foram mais benéficos para o início e a duração do sono.

O estudo foi publicado na revista Sleep Medicine Reviews. Veja em  https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34416428/.

Fonte – https://zap.aeiou.pt/praticar-exercicio-intenso-qualidade-sono-435428

Compartilhe
Notícias recentes
Próximos eventos
Nenhum evento encontrado!
Entre em contato
LGPD
Cadastro

Cadastre-se e fique por dentro das novidades e eventos da ABNeuro