Notícias

Você está aqui:

Cuidados paliativos em neurologia

Nem todos têm essa informação, mas a Medicina Paliativa é oficialmente uma das áreas de atuação da Neurologia, conforme dispõe a resolução 2.221/2018 do Conselho Federal de Medicina (CFM). Bem antes disso, no entanto, a ABN já dava, assim como segue oferecendo, toda a retaguarda para os especialistas envolvidos nesse campo da assistência.

Um ponto que segue no radar é a necessidade de formação de equipes de neurologistas afeitas à Medicina Paliativa, já que as doenças neurológicas estão frequentemente presentes no processo de sobrevida.

Mais recentemente, em julho de 2020, a ABN patrocinou a criação do Núcleo Especial de Medicina Paliativa da ABN, denominado ABN-MEP, por meio de ato administrativo. 

Hierarquicamente, está ligado à Diretoria Científica para suas atividades gerais, à Diretoria Executiva e Comissão de Educação Médica em suas funções envolvendo a AMB, órgãos reguladores e administrativos como o Ministério da Saúde, SUS, ANS e demais instâncias.

De acordo com o ato administrativo, o ABN-MEP vigorará por tempo indeterminado, cumprindo papel de transição para o nascimento do Departamento Científico de Medicina Paliativa da ABN. A coordenação está sob responsabilidade de Luciana de Oliveira Neves, atualmente membro representante da ABN junto à Comissão de Medicina Paliativa da AMB, detentora do Título de Especialista na Área de Atuação em Medicina Paliativa

Compartilhe
Notícias recentes
Próximos eventos
Nenhum evento encontrado!
Entre em contato
LGPD
Cadastro

Cadastre-se e fique por dentro das novidades e eventos da ABNeuro