Notícias

Você está aqui:

ABN, apoio ao Corpo Técnico do DGITIS da CONITEC

Posicionamento da Academia vai ao encontro de manifestação Comitê Extraordinário de Monitoramento da Covid-19

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde – CONITEC – dispõe sobre a assistência terapêutica e a incorporação de tecnologia em saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).


A CONITEC, assistida pelo Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias e Inovação em Saúde (DGITIS), tem por objetivo assessorar o Ministério da Saúde (MS) nas atribuições relativas à incorporação, exclusão ou alteração de tecnologias em saúde pelo SUS, bem como na constituição ou alteração de protocolo clínico ou de diretriz terapêutica.


A Associação Médica Brasileira, por meio do Comitê Extraordinário de Monitoramento da Covid-19 (CEM COVID_AMB) reconhece a importância dessa Comissão para a garantia da adequada e equalitária assistência da população, através de suas decisões quanto à inclusão de terapias, testes diagnósticos e demais tecnologias no SUS, assim como suas recomendações de uso através de protocolos e diretrizes, garantindo a sustentabilidade do SUS e promovendo uso eficiente dos recursos disponíveis.


O CEM COVID_AMB salienta a relevância da CONITEC ser um órgão técnico, representativo, apolítico e sem viés ideológico. A AMB vem, por meio desta nota, reconhecer a qualidade técnico-metodológica das diretrizes clínico-assistenciais para a Covid-19 aprovadas pela CONITEC, às quais possuem o objetivo de nortear a prática clínica e de assegurar adequada assistência à população, banindo o uso de terapias sabidamente ineficazes ou que carecem de evidências adequada sobre benefícios e riscos para o seu uso.


De igual modo, o CEM COVID_AMB endossa as diretrizes de tratamento hospitalar e de tratamento ambulatorial do paciente com Covid-19, aprovadas pela CONITEC, respectivamente em 9 de junho e em 7 de dezembro de 2021, às quais ainda não foram publicadas pelo Ministério da Saúde por motivo desconhecido.


Neste contexto, vimos a público manifestar apoio aos profissionais do corpo técnico do DGITIS, ressaltando o trabalho tecnicamente qualificado que vem sendo realizado e reforçando a necessidade de a CONITEC se manter independente e sem interferências de quaisquer naturezas que não sejam oriundas, única e exclusivamente, dos ditâmes técnico-científicos.

São Paulo, janeiro de 2022.

Compartilhe
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
Notícias recentes
Próximos eventos
Nenhum evento encontrado!
Entre em contato
LGPD
Cadastro

Cadastre-se e fique por dentro das novidades e eventos da ABNeuro

© Academia Brasileira de Neurologia