Notícias

Você está aqui:

Mulheres com Doença de Parkinson necessitam de olhar mais cuidadoso, conclui artigo da Movement Disorders

Recente paper publicado no Movement Disorders, o jornal oficial da International Parkinson and Movement Disorder Societ, traz alerta sobre a necessidade de atenção e cuidados especiais para as mulheres com Doença de Parkinson.
Especialistas destacam ser imperioso aumentar as ações de conscientização sobre DP direcionadas a elas, bem trabalhar em diretrizes específicas para diagnóstico e tratamento.
Tanto no artigo do Movement Disorders, de 20 de janeiro, quanto em recente entrevista ao Neurology Today, a professora de Neurologia da Universidade da Califórnia em Los Angeles, Indu Subramanian, relata que as mulheres com DP muitas vezes sentem-se completamente isoladas.

“Porém, com a ajuda de mídias sociais e conversas virtuais, elas têm encontrado sua voz como uma comunidade.”, pondera ela.

Aliás, hoje, diversos cientistas afirmam que a conexão social é uma necessidade humana essencial e fundamental quanto se alimentar, beber água e ter uma casa para morar.
Por outro lado, existe uma lacuna em formação que precisa ser encarada e solucionada, ponto que fica evidente no paper publicado no Movement Disorders:

“Todos os médicos que tratam mulheres com DP precisam ter “competências básicas fundamentais no conhecimento, incluindo como diagnosticar com precisão, identificar e tratar os sintomas únicos da DP em mulheres, além de garantir o encaminhamento para cuidados especializados, gestão multidisciplinar e terapias avançadas, conclui o estudo.
“As vozes das mulheres que vivem com DP devem ser amplificadas para catalisar mudanças reais neste campo negligenciado e representar a verdadeira heterogeneidade desta doença progressiva”, reforça Indu Subramanian.
Mais informações em Subramanian I, Mathur S, Oosterbaan A, et al. Unmet Needs of Women Living with Parkinson’s Disease: Gaps and Controversies. Mov Disord. 2022 Jan 20. doi: 10.1002/mds.28921. – https://movementdisorders.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/mds.28921

Compartilhe
Notícias recentes
Próximos eventos
Nenhum evento encontrado!
Entre em contato
LGPD
Cadastro

Cadastre-se e fique por dentro das novidades e eventos da ABNeuro