Notícias

Você está aqui:

Otimismo cauteloso na recuperação de pacientes intubados com COVID-19


Os resultados de dois estudos prospectivos veiculados na Neurology Today mostram que, na ausência de lesão cerebral estrutural, os pacientes sedados e intubados durante a primeira onda da pandemia de COVID-19 se recuperaram e melhoraram. Eles só precisaram de cuidados clínicos e maior tempo para recuperação. Vale destacar, aliás, que as taxas de recuperação foram tranquilizadoras e, em alguns casos, surpreendentes.
 
O primeiro estudo, publicado online em 7 de março de 2022 no Annals of Neurology, envolveu 795 pacientes que necessitaram de intubação endotraqueal por ao menos sete dias. Para os 571 pacientes que passaram a obedecer comandos, o tempo médio de recuperação foi muito maior do que o normal para pacientes com outras doenças que requerem intubação: 30 dias. Todavia, quase metade dos que se recuperaram foram liberados para casa ou enviados a um centro de reabilitação.
 
Outro estudo, de 21 de março da Neurology, relata as trajetórias de recuperação neurológica em 174 pacientes hospitalizados por COVID-19 e que completaram acompanhamentos tanto de seis como de doze meses. A conclusão mais preocupante foi que, aos 12 meses, 87% dos pacientes ainda apresentavam pelo menos uma alteração em medidas funcionais, cognitivas, emocionais ou de qualidade de vida; metade deles ainda apresentavam cognição alterada, a despeito de não haver história prévia de distúrbio cognitivo.
 
Pelo lado positivo, o mesmo estudo mostrou que 56% dos pacientes apresentaram melhora significativa nos testes cognitivos do 6o para o 12o mês.
 
Mais um achado interessante: a encefalopatia ou outras complicações neurológicas durante a hospitalização não aumentaram a probabilidade de ter disfunções cognitivas, emocionais ou outras em comparação com aqueles que não tiveram complicações neurológicas durante a hospitalização, exceto pelo aumento de fadiga.

Compartilhe
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
Notícias recentes
Próximos eventos
Nenhum evento encontrado!
Entre em contato
LGPD
Cadastro

Cadastre-se e fique por dentro das novidades e eventos da ABNeuro

© Academia Brasileira de Neurologia