Notícias

Você está aqui:

ABN já prepara o Congresso 2024

Novidades aguardam os participantes do Congresso ABN 2024, que acontecerá de 16 a 19 de outubro de 2024, em Campinas, São Paulo. Neurologistas de todo o Brasil poderão se atualizar e entrar em contato com o que há de mais desenvolvido em conhecimentos prático-científicos da especialidade.

Fernando Cendes, presidente do XXXI Congresso, conta que a Comissão Organizadora está elaborando a programação e definindo os convidados. Ele também adianta:

“Temos planejada uma sessão em paralelo, um simpósio em espanhol para atrair participantes da América Latina. Isso confere ao encontro dimensões internacionais, sem que o participante precise ir à Europa ou aos Estados Unidos para receber informações de qualidade”.

A ênfase será em aspectos práticos da atuação médica. Atualização de tratamentos e de diagnósticos visando os especialistas, os residentes, profissionais recém-formados e os mais jovens, além de neurologistas que estão distantes da academia. “Esse será um dos pilares do Congresso; ao mesmo tempo, teremos sessões sobre novidades científicas e avanços acadêmicos.”

Desde a última edição do encontro, em 2022, em Fortaleza, surgiram novos tratamentos para várias doenças neurológicas. “Embora ainda estejam em vias de estudo ou de aprovação, são promissores”, celebra Fernando Cendes.

Por ser um evento que engloba os Departamentos Científicos e suas subespecialidades, o presidente explica que não haverá um tema central, pois o objetivo dos debates e palestras é atualizar todas as subáreas.

“O neurologista geral, portanto, poderá participar das atividades, ouvindo expositores de áreas específicas. Isso faz a diferença, especialmente para os médicos que não estão inseridos nos grandes centros universitários.”

Como critério de escolha dos palestrantes, Cendes e os demais membros da Comissão Organizadora vêm buscando, em primeiro lugar, estabelecer contato com nomes reconhecidos como referências em suas áreas, que publicam, participam de consensos, opinam na atualização ou inovação de diagnósticos e tratamentos. Claro, nem todos estão disponíveis, por conflitos de agenda, mas a maioria dos convidados sente-se honrada em participar.

“Nosso esforço é feito em conjunto com os Departamentos Científicos, compostos por colegas ligados à Academia. Também recebemos sugestões a palestrantes que analisamos e discutimos, tentando eleger as melhores indicações. É uma escolha muito ponderada”.

Fernando Cendes destaca por fim que a próxima edição do Congresso será a primeira fora do eixo das capitais, um reconhecimento à pujança científica do interior: “Campinas tem indústrias, tecnologia e universidades de ponta, como a Unicamp, onde importantes grupos realizam pesquisas na área de neurociências. Além disso, sua localização é privilegiada. Quem vem de longe pode chegar tanto pelo Aeroporto Internacional de Viracopos quanto pelo de Guarulhos, e quem vem de São Paulo pode se deslocar de carro sem grandes custos. É uma facilidade logística.”

A apenas cinco minutos do aeroporto da cidade está o Royal Palm Plaza Resort Campinas, que sediará o evento. O hotel conta com centro de convenções moderno, com salas que recebem até 5 mil pessoas, e dispõe de atrativos para acompanhantes e familiares.

Compartilhe
Notícias recentes
Próximos eventos
Nenhum evento encontrado!
Entre em contato
LGPD
Cadastro

Cadastre-se e fique por dentro das novidades e eventos da ABNeuro