Notícias

Você está aqui:

ABN realiza webinar sobre riscos da tontura

A Academia Brasileira de Neurologia realizará, em 24 de abril, das 19h às 20h30, palestras de especialistas sobre o tema “Tontura: conhecimento ao alcance de todos!”. Serão transmitidas pela internet, franqueadas a profissionais de saúde.

O coordenador do Departamento Científico de Distúrbios Vestibulares e do Equilíbrio da ABN, Saulo Nader, pontua que o o objetivo dar luz a este problema ainda pouco debatido até mesmo entre os médicos, e chamar a atenção para algumas enfermidades e casos clássicos, como as vertigens recorrentes, a doença de Ménière e a migrânea vestibular.

Ele aproveita para registrar que o calendário brasileiro de saúde destaca todos os anos, em abril, o Dia da Tontura, criado pelos colegas otorrinolaringologistas que também tratam tontura. A data (22) marca o nascimento de Robert Barany, cirurgião austríaco agraciado com o Nobel da Medicina, em 1914, por seu trabalho de investigação da fisiologia e patologia do aparelho vestibular do ouvido.

“É um momento bastante significativo para a saúde porque tratamos a tontura em nossa rotina profissional. Chama atenção para a tontura e nos permite envidar ações de conscientização e esclarecimento e reforçar a lembrança que o neurologista também trata esse sintoma. O webinar de 24 de abril também é oportunidade de atualização científica de neurologistas, médicos gerais e de outras especialidades, bem como fisioterapeutas e fonoterapeutas interessados no tema.

Saulo Nader será o moderador do encontro, que contará com três expoentes da área: Cristiana Borges Pereira, coordenadora do Ambulatório de Vertigem e Desequilíbrio no Departamento de Neurologia do Hospital das Clínicas – FMUSP; Aline Kanashiro, coordenadora do Ambulatório de Distúrbios Vestibulares e do Equilíbrio do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul; e Emanuele Aquino, médica assistente do Grupo de Estudos em Emergências Neurológicas e do Grupo de Distúrbios Vestibulares e do Equilíbrio do Hospital das Clínicas – FMUSP.

O webinar é organizado pelo Departamento Científico de Distúrbios Vestibulares e do Equilíbrio da ABN.

Sobre a tontura e suas manifestações

Certos distúrbios como lesões, infecções ou inflamações podem afetar o sistema vestibular, responsável por regular o equilíbrio e a orientação espacial do corpo, causando sintomas como tontura, vertigem, desequilíbrio e náusea.

São várias as causas potenciais da tontura. Ela pode surgir a partir de problemas do ouvido interno, como labirintite ou doença de Ménière, que afetam a função do labirinto, órgão responsável pelo em perceber o movimento que nosso corpo realiza. Pode ainda derivar de lesões na cabeça, tais quais concussões, contusões ou lesões cerebrais traumáticas, que alteram o equilíbrio e a coordenação.

Também ocasionam tontura distúrbios no sistema nervoso, como a esclerose múltipla ou o acidente vascular cerebral, que prejudicam o fluxo sanguíneo e a oxigenação do cérebro, e queda na pressão arterial, como acontece na desidratação ou na hipotensão ortostática, quando o cérebro não recebe sangue suficiente para funcionar corretamente.

Além disso, ela pode ser um efeito colateral do uso de antidepressivos, sedativos ou medicamentos para pressão arterial. É de suma importância buscar atendimento médico, em especial se for persistente e acompanhada por dor de cabeça ou desorientação.

O tratamento dependerá da causa subjacente. No caso da labirintopatias, repouso e medicação podem ser necessários; e nessas e em outros casos, como distúrbios do sistema nervoso, o tratamento pode incluir fisioterapia e medicamentos específicos.

As inscrições para o webinar devem ser feitas através do link us02web.zoom.us/webinar/register/WN_HMiKB1vDSeq60NJtW0RKqw#/registration

Tontura: conhecimento ao alcance de todos!

Data: 24 de abril, das 19h às 20h30

Plataforma: Zoom

Inscrições: us02web.zoom.us/webinar/register/WN_HMiKB1vDSeq60NJtW0RKqw#/registration

Compartilhe
Notícias recentes
Próximos eventos
Nenhum evento encontrado!
Entre em contato
LGPD
Cadastro

Cadastre-se e fique por dentro das novidades e eventos da ABNeuro