Notícias

Você está aqui:

ABN promove ação no Shopping Ibirapuera para conscientizar e combater o câncer de cérebro

Anualmente, o mês de maio se colore de cinza para chamar atenção ao câncer de cérebro. A Academia Brasileira de Neurologia (ABN), empenhada em conscientizar a população e desmistificar a doença, realizará uma importante ação no Shopping Ibirapuera. Será no dia 27 de maio, sábado, das 12h às 19h.

Sendo o cérebro o órgão responsável por controlar todas as funções do nosso corpo, os esforços do Maio Cinza se mostram fundamentais. Em projeção publicada em fevereiro, o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima que no Brasil os casos de câncer do sistema nervoso central, isto é, aqueles que ocorrem no cérebro e na medula espinhal, serão cerca de 11.490 a cada ano do triênio de 2023 a 2025 – 6.110 em homens e 5.380 em mulheres. O risco, portanto, é de 5,80 novos casos a cada 100 mil homens e 4,85 a cada 100 mil mulheres.

O tumor pode ser benigno, quando cresce lentamente e é solucionado com uma cirurgia para remoção, ou maligno, quando cresce de forma acelerada, apresenta sintomas e demanda tratamentos mais complexos. Uma vez que não há prevenção, a detecção precoce da doença é a melhor maneira de aumentar as chances de cura.

“Hoje a gente sabe que existem tratamentos que aumentam a sobrevida e melhoram a qualidade de vida desses pacientes. Infelizmente, ainda não temos exames preventivos, como no câncer de mama ou no câncer de colo de útero, mas sabemos que o diagnóstico precoce, quando se manifesta algum sintoma, é fundamental”, sinaliza a neurologista Ligia Henriques Coronatto, coordenadora do Departamento Científico de Neuro-oncologia da ABN.

Dores de cabeça muito fortes e que não passam, perda de força, alteração de sensibilidade em alguma região do corpo, boca desviada ou desvio de rima, dificuldade para falar ou enxergar, incoordenação motora e crises convulsivas são razões para buscar atendimento médico, alerta a dra. Ligia. “A tomografia ou a até mesmo a ressonância magnética são exames que podem ajudar na investigação.”

O Maio Cinza da ABN conta com o apoio do Shopping Ibirapuera.

Compartilhe
Notícias recentes
Próximos eventos
Nenhum evento encontrado!
Entre em contato
LGPD
Cadastro

Cadastre-se e fique por dentro das novidades e eventos da ABNeuro