Notícias

Você está aqui:

ABN fala aos cidadãos sobre a importância do combate ao câncer cerebral

O Maio Cinza integra o calendário da saúde do Brasil e tem como meta a conscientização e o combate ao câncer cerebral. A Academia Brasileira de Neurologia (ABN) abraça essa causa por meio de seu Departamento Científico (DC) de Neuro-oncologia, coordenado pela Dra. Ligia Henriques Coronatto, tendo Kellen Paiva Fermon como vice-coordenadora e ainda Gabriel Novaes de Rezende como secretário.

Durante todo o mês, há um trabalho especial e até ações públicas, como a que ocorreu no sábado, 27 de maio, no Shopping Ibirapuera, quando médicos, acadêmicos de medicina, nutricionistas, enfermeiros, fisioterapeutas e outros especialistas abordaram diretamente centenas de cidadãos, falando sobre os riscos da doença e a relevância da prevenção.

Houve distribuição de informativos com o propósito de disseminar informações cientificamente confiáveis quanto aos sintomas, cuidados necessários e momento certo de procurar um médico, por exemplo.

O câncer cerebral afeta o órgão responsável pelo controle de todas as funções do nosso corpo. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o tumor, apesar de não ser tão frequente, afeta 4% da população, ocupando o 10º lugar na lista dos tumores que mais causam mortes no país.

Com o sucesso da ação do dia 27, o DC agradece a toda a equipe da ABN e do Shopping Ibirapuera pela parceria e pelo apoio durante a campanha do Maio Cinza.

Neuro-oncologia
A neuro-oncologia é o campo da medicina que realiza o acompanhamento e o tratamento dos pacientes com tumores primários e metastáticos que afetam o sistema nervoso. Em função do aumento da incidência desses tumores na população, a área tem se mostrado ainda mais essencial para o cuidado adequado multidisciplinar dos pacientes.

O Departamento Científico de Neuro-oncologia da Academia Brasileira de Neurologia é uma organização científica sem fins lucrativos, composta por neurologistas, com objetivo de incentivar e propagar conhecimentos sobre a neuro-oncologia no Brasil. Dessa forma, o DC complementa a formação médica de especialistas e estimula o intercâmbio de informações e pesquisas sobre neuro-oncologia entre cientistas e profissionais da saúde brasileiros através da realização de eventos.

Compartilhe
Notícias recentes
Próximos eventos
Nenhum evento encontrado!
Entre em contato
LGPD
Cadastro

Cadastre-se e fique por dentro das novidades e eventos da ABNeuro