Notícias

Você está aqui:

Uma mente efervescente e obras arrebatadoras: conheça um pouco das obras literárias do neurologista Adolfo Vasconcelos de Albuquerque

F ilho de médicos, Adolfo Vasconcelos de Albuquerque seguiu a trajetória profissional de seus pais. Cursou medicina, especializando-se posteriormente em Neurologia. Foi atraído pelos desafios e complexidades de nossa área. Adolfo, vale o parêntese, tem opiniões bem interessantes sobre a Neurologia. Defende firmemente que precisamos permanecer humildes em nosso campo de atuação e detalhe de…

Leia mais

Programa de Residência Complementar, R4

Garantir formação de excelência e qualidade no exercício de determinada especialidade é a razão da residência médica. O processo exige uma matriz curricular específica, rotinas de estudo, aprendizado científico, só para citar algumas etapas. No caso da Neurologia, a especialização, em regra, se dá em três anos, conforme estabelecido pela Comissão Nacional de Residência Médica…

Leia mais

Novo consenso sobre Demência

O Consenso Brasileiro de Demências é uma iniciativa do Departamento de Neurologia Cognitiva e do Envelhecimento da Academia Brasileira de Neurologia (ABN). Visa a sistematizar diretrizes que auxiliam no diagnóstico e tratamento, principalmente no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Participaram da elaboração diversos estudiosos e especialistas em Neurologia Cognitiva, incluindo, além de neurologistas,…

Leia mais

Cursos de especialização: sinal de alerta

É fato que, com a pandemia, os números de cursos e atividades on-line aumentaram em todas as áreas. De acordo com o recente Censo da Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, a procura nessa modalidade cresceu mais de 50% nos últimos dois anos. Na medicina não é diferente. Hoje, em uma busca rápida na…

Leia mais

Neurologia e o Brasil comemoram os 60 anos da ABN

A Academia Brasileira de Neurologia viveu, em 3 de dezembro, mais um daqueles momentos mágicos de instituições de referência em medicina e saúde que constroem toda a sua história zelando pela boa prática, pelo compromisso inarredável com a ciência e pela assistência de qualidade aos pacientes. Associados, membros da diretoria e convidados marcaram presença no…

Leia mais

Prevalência do comprometimento cognitivo de pacientes com HIV: transmissão vertical e horizontal

Pesquisadores brasileiros realizaram importante trabalho sobre a relação entre tratamento antirretroviral e o aumento da sobrevida de pacientes infectados pelo HIV-1. No estudo, pontuam que, a despeito dessa boa notícia, alterações cognitivas associadas ao HIV passaram a ser frequentemente observadas nessa população. Diante disso, construíram o paper Prevalence of cognitive impairment in HIV patients: vertical…

Leia mais

Diretrizes para o tratamento da Doença de Parkinson

A Doença de Parkinson atinge cerca de 200 mil pessoas no Brasil e aproximadamente 1% da população mundial com mais de 65 anos. Sem cura até o momento, é frequente motivo de estudo de nossos cientistas, além de importante motivo de preocupação de pacientes e familiares. Contudo, embora ainda não haja uma solução efetivamente resolutiva,…

Leia mais

Neurologia e conduta ética 

A Academia Brasileira de Neurologia possui um protocolo de condutas éticas disponível a todos os associados. O intuito é servir de guia para nortear a própria estrutura da ABN, enquanto instituição, além de ser parâmetro à boa prática no exercício diário. O protocolo trata das relações com associados, parceiros, colegas de trabalho, alunos, voluntários, governo…

Leia mais

Marcos do Desenvolvimento Infantil

Desenvolvimento Neuropsicomotor (DNPM) é o processo em que a criança desenvolve determinadas habilidades, a partir de estímulos. Apresenta um caráter progressivo, portanto, a tendência é que ela obtenha a capacidade de realizar funções cada vez mais complexas com o passar do tempo. Essa aquisição de capacidades ocorre em diferentes áreas (motora, linguagem, psicossocial) e faz…

Leia mais