19 de março - Dia Mundial do Sono



A Sociedade Mundial do Sono (WSS) celebra o Dia Mundial do Sono na sexta-feira, 19 de março de 2021 e convoca a todos para um olhar atento quanto a importância do Sono para a saúde global! O slogan deste ano "Sono Regular, Futuro Saudável”, traz o foco para o papel fundamental de garantir o bom sono na vida diária hoje pelo impacto já cientificamente reconhecido do mesmo na prevenção de enfermidades na vida futura em várias áreas da saúde humana, em todas as faixas de idade.


Garantir um sono saudável hoje é prevenir doenças cardiocerebrovasculares (HAS, AVC, arritmias, infarto), doenças metabólicas (obesidade, diabetes e prejuízo no crescimento), prejuízos da atenção e sonolência excessiva diurna - com risco de acidentes, prejuízos do aprendizado, memória e cognitivos em geral, transtornos na regulação imunológica, transtornos do humor e do comportamento, entre tantos outros.


O dia Mundial do Sono é um apelo a todos os profissionais atuantes na área do Sono para defender e educar o mundo sobre a importância do Sono para alcançar uma ótima qualidade de vida e melhorar a saúde global. Nossa Academia Brasileira de Neurologia compartilha este objetivo e atua na promoção deste objetivo, através de seu Departamento Científico do Sono.


O Departamento do Sono, em homenagem a este dia e em prol desta campanha preparou um ebook informativo. Para fazer o download clique aqui. Confira abaixo algumas informações importantes sobre este assunto.


Como podemos ter um sono regular? São dois os processos que regulam o tempo e a duração do sono: a regulação circadiana (processo C) e o controle homeostático (processo S).


Embora muitos outros fatores afetem o sono, como o ambiente, estresse e medicamentos; compreender esses dois processos nos ajudará a nos empenhar em um esquema de sono consistente - regular. O processo C refere-se ao nosso relógio interno, regulado por uma parte do nosso cérebro, chamada núcleo supraquiasmático (NSQ) do hipotálamo.


Este relógio regula e controla o ciclo de sono-vigília de 24 horas por meio da influência da luz e da melatonina. Na ausência de luz (como durante a noite) a melatonina é produzida promovendo o sono, mas na presença de luz, a produção de melatonina cessa, sinalizando ao nosso cérebro que é dia e precisamos acordar.


Nosso comportamento pode anular esses sinais naturais. Por exemplo, luzes fortes à noite interrompem a produção de melatonina, atrasando o sono até altas horas da noite. O processo S promove o sono com base na quantidade de tempo anterior que passamos acordados. Durante a vigília nosso cérebro acumula substâncias que promovem o sono, quando dormimos essas substâncias são eliminadas e nos sentimos alertas novamente.


Este processo é particularmente importante quando tiramos cochilos à tarde, porque esgotamos as substâncias que promovem o sono e não somos capazes de adormecer em um horário razoável à noite. O melhor sono ocorre quando “regulamos” ou sincronizamos nossos horários sociais de sono e vigília com nosso relógio interno e nossa propensão para dormir, encontrando o equilíbrio perfeito entre o processo C e o processo S.


Dra. Clélia Franco

Departamento Científico do Sono

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