ANS reúne contribuições para compor painel de indicadores sobre faturamento e glosa de procedimentos



Prezados Senhores,


Conforme reunião de 26/05 segue documento com as contribuições e as orientações sobre preenchimento do FormSUS aberto até 29/05/2020.


A inadimplência contratual foi um dos problemas regulatórios mais discutidos nas reuniões da Câmara Técnica de Contratualização e Relacionamento com Prestadores (CATEC), realizadas entre 2018 e 2019. De um lado, os prestadores de serviço alegam que as operadoras de planos de saúde, sem qualquer justificativa, glosariam o faturamento de procedimentos autorizados, muitas vezes de forma linear. Do outro lado, as operadoras de planos de saúde justificam que as glosas acontecem nos casos de procedimentos não contratualizados ou em duplicidade ou de envio inadequado de informação/documentação.


A ANS solicita aos profissionais de saúde e operadoras que preencham um formulário com indicadores para desenvolver um painel de dados sobre a autorização, faturamento e glosa de procedimentos. É importante o preenchimento dos profissionais que tenham contrato direto com as operadoras.


1. Entre no site da ANS e clique em "Formulário".


2. Preencha cada campo conforme itens constantes no documento anexo. Preencher todos os itens e depois gravar/enviar.


Em caso de dúvidas no preenchimento, clique aqui para ver um documento com sugestões.


Exemplo:

Indicador 1 - Tempo médio de pagamento


1.1 Conceito:


Guias fechadas: guias cuja soma do valor pago + valor de glosa é maior ou igual ao valor informado.


Guias parcialmente abertas: guias cuja soma do valor pago + valor de glosa é menor que o valor informado.


Guias processadas com retorno: Guias fechadas + Guias parcialmente abertas


Guias abertas sem retorno: guias cujo valor pago + valor de glosa é igual a zero após 30 dias da data do protocolo de cobrança


Proposta: Trazer um índice inicial de percentual de guias fechadas, parcialmente abertas e sem retorno, por tipo de Guia, por modalidade de Operadora (Autogestão, Cooperativa médica, Cooperativa odontológica, Filantropia, Seguradora especializada em saúde, Medicina de grupo e Odontologia de grupo)


Desdobrar o indicador Tempo Médio de Pagamento em:


a. Tempo médio, em dias, decorrido entre a data de realização ou data inicial do período de atendimento e o pagamento final da guia, por tipo de Guia e pela operadora, por modalidade de operadora.


b. Tempo médio, em dias, decorrido entre a apresentação da cobrança pelo prestador e o pagamento final da guia, por tipo de Guia e pela operadora, por modalidade de operadora.


Proposta Tempo Médio de Pagamento: índice por tipo de Guia que gera a cobrança e pagamento (Consulta, SADT/SP, Honorários etc.) e por modalidade de Operadora.



Pós envio há o retorno com o protocolo.

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