Com apoio da ABN, estudante brasileiro vai a Dubai apresentar pesquisa

Renan Iegoroff, do sexto ano da UNICID, afirma que os eventos promovidos pela ABN foram essenciais para o desenvolvimento do estudo

Em 2017, Renan Iegoroff não pôde comparecer ao Congresso Mundial de Neurologia em Kyoto para promover sua pesquisa exposta em um pôster em conjunto com um colega da Universidade Cidade São Paulo (UNICID). Dois anos depois, no sexto ano do curso, ele foi convidado pela Comissão do mesmo Congresso a apresentar oralmente os resultados do estudo para médicos doutorados e pós-doutorados de todos os cantos do mundo.


Membro discente da Academia Brasileira de Neurologia, Renan já participava de conferências há muito tempo. Ele esteve presente em congressos paulistas e nacionais, divulgando seu trabalho por meio de pôsteres. Inicialmente, a exposição em Dubai seria nos mesmos moldes, porém o convite da Comissão do Congresso Mundial de Neurologia mudou o cenário completamente. O estudante conta que foi uma enorme surpresa.


Contudo, para chegar até tamanha conquista, foi necessário muito esforço. A trajetória começou como uma iniciação científica, ao lado das colegas de turma Gladys Cherres Xavier Esteves, Juliana Pinheiro de Carvalho e Raquel Costa de Aguiar Valim, sob orientação do Prof° Dr. Arnaldo Godoy, neurologista, especialista em distrofia muscular e professor da UNICID. Foi ele quem sugeriu o estudo da correlação entre força muscular e coordenação motora, tema que levou o trabalho à convenção.


A ideia era estudar se o incremento da força muscular impactaria positivamente em uma melhora da coordenação motora. Para isso, algumas barreiras precisaram ser ultrapassadas: a primeira foi adaptar os testes à área de Neurologia, visto que sua maioria eram voltados à Fisioterapia; a segunda foi conseguir um dinamômetro, aparelho tecnológico de alto custo, o qual foi disponibilizado pela faculdade para o desenvolvimento do trabalho; a terceira foi encontrar uma academia que se dispusesse ao processo de coleta de dados necessário para a análise.


A parceria com o setor de Fisioterapia da UNICID garantiu o material, assim como a acolhida da Academia Alfa Life permitiu a avaliação de uma amostra satisfatória dos dados. A participação no NEURODC de Campinas abriu a mente de Renan e dos demais integrantes para mais um elemento: o uso de um cálculo específico, o cálculo do coeficiente de correlação de Pearson. Ao final, comprovou-se a relação estatística sugerida inicialmente.


Foi nesse momento que o incentivo da Academia Brasileira de Neurologia (ABN) tornou-se essencial. “Eles já começaram a me ajudar quando, em um evento científico da própria Academia, permitiram nosso crescimento e aperfeiçoamento intelectual, tanto da visão médica quanto da técnico-científica”, afirma Iegoroff. Vendo o potencial da pesquisa dos universitários da UNICID, a ABN auxiliou Renan a obter as condições necessárias para ir a Dubai apresentar seu trabalho mundialmente.


“Para mim, foi extremamente importante o apoio não só financeiro como emocional da Academia, ao entender a dimensão de um de seus membros discentes atravessar o globo para divulgar uma atividade totalmente desenvolvida no Brasil”. Iegoroff acredita que esse acontecimento se deu pela qualidade e pelos bons resultados alcançados pelos médicos brasileiros. Segundo ele, representar a ABN, o seu grupo de pesquisa e, de certa forma, a neurologia nacional, é uma enorme e gratificante responsabilidade.


“Eu sempre tive o sonho de participar de um evento desse porte. Porém, nunca tive a certeza de que conseguiria realizá-lo, pelo menos não antes de me formar. O convite foi responsável por dar uma chancela em tudo que eu tenho construído durante a graduação: todas as horas que eu tenho dedicado para escrever o trabalho e estudar Neurologia. Esse é o caminho que eu vou seguir, então é uma grande alegria. Eu pude ver meu sonho sendo realizado muito mais cedo do que eu esperava”.

142 visualizações

Eventos

event-placeholder.png
event-placeholder.png
event-placeholder.png

HOME

INFORMAÇÕES

CONTATO

Rua Vergueiro, 1353, sl. 1404, 14ºandar;
Torre Norte Top Towers Office;
São Paulo/SP - Brasil CEP: 04101-000.

contato@abneuro.org

MÍDIAS SOCIAIS

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram

Copyright © Academia Brasileira de Neurologia 

Política de privacidade e uso de informações