Homenagem a Iván Izquierdo



A Academia Brasileira de Neurologia expressa o pesar de sua Diretoria e de seus membros pelo passamento do professor Iván Izquierdo, aos 84 anos, ocorrido hoje, 9 de fevereiro de 2021, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, como decorrência de pneumonia pós-Covid-19.


Nascido em Buenos Aires, na Argentina, ele fixou-se no Brasil em 1973. Residia desde 1977 em Porto Alegre ao lado da esposa, dos filhos e netos. Naturalizou-se brasileiro em 1981.

Médico, graduado em 1961, Dr. em Medicina, 1962, pela Universidade de Buenos Aires, fundou e dirigiu os Centros de Memória da UFRGS, 1970-2003, e da PUCRS, a partir de 2004. Em 2012, ano da criação do Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul, integrou e coordenou o Centro de Memória da Instituição.


Na PUC, como professor, atuou nos programas de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica e em Medicina e Ciências da Saúde. Demonstrou "in vivo" os principais mecanismos da formação, manutenção e evocação da memória em animais acordados: separação funcional das memórias de curta e longa duração, seu processamento paralelo pelo hipocampo, amígdala e outras estruturas.


Membro da da ABN e da Academia Brasileira de Ciências, além de diretor durante 12 anos, atuou no corpo editorial de 33 periódicos internacionais. Em seus mais de 60 anos dedicados à pesquisa, orientou centenas de teses e dissertações.


Um dos mais renomados neurocientistas do Brasil e do mundo, Iván Izquierdo era referência internacional no estudo da neurobiologia da memória, formando e motivando inúmeros neurocientistas.




30 visualizações

Eventos

event-placeholder.png
event-placeholder.png
event-placeholder.png

HOME

INFORMAÇÕES

CONTATO

Rua Vergueiro, 1353, sl. 1404, 14ºandar;
Torre Norte Top Towers Office;
São Paulo/SP - Brasil CEP: 04101-000.

contato@abneuro.org

MÍDIAS SOCIAIS

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram

Copyright © Academia Brasileira de Neurologia 

Política de privacidade e uso de informações