Incorporação da trombectomia mecânica para acidente vascular cerebral isquêmico: consulta pública



Atenção, associado da Academia Brasileira de Neurologia! Está aberta a consulta pública 66, de 2 de dezembro de 2020, da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) relativa à proposta de incorporação da trombectomia mecânica para acidente vascular cerebral isquêmico agudo.


Devido à relevância da questão no dia a dia da especialidade, a ABN convida você e a todos os colegas a participarem do processo da Conitec.


A eficácia do tratamento de trombectomia mecânica em casos agudos AVC isquêmico foi, recentemente, alvo de pesquisa em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Pacientes que passaram pelo tratamento registraram menores chances de sequelas e, por outro lado, melhor perspectiva de seguir a vida independentes após episódio de acidente vascular cerebral.

O estudo é próprio Ministério da Saúde em parceria com a Rede Brasil AVC. Segundo a neurologista Sheila Martins, membro da ABN, fundadora da Rede Brasil AVC e vice-presidente da Organização Mundial do AVC, ficou comprovado que o tratamento, indicado para os casos mais graves (que corresponde de 30 a 40% dos pacientes de AVC), pode ser utilizado com sucesso em todos os hospitais públicos nos países em desenvolvimento.


A consulta fica aberta pelo período de 20 dias, a contar do dia útil subsequente à data de publicação, para apresentação de contribuições, devidamente fundamentadas. A documentação objeto desta consulta pública e o endereço para envio de contribuições estão à disposição dos interessados no endereço eletrônico: http://conitec.gov.br/consultas-publicas.


129 visualizações