Meningite: ao menor sintoma, procure um médico



O Dia Mundial de Enfrentamento à Meningite, 24 de abril, visa alertar a população sobre os riscos da doença e a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. A meningite, inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinal, pode ser causada por bactérias, fungos, vírus ou outros parasitas.

A doença pode aparecer durante qualquer época do ano, já que a versão bacteriana é mais comum no inverno e a viral, no verão. Os sintomas variam entre febre, dor de cabeça, rigidez e dor no pescoço, náuseas e vômitos, além de manchas avermelhadas, confusão mental, sonolência e dificuldade para acordar. Por sua gravidade, os indivíduos suspeitos sempre são internados. Assim, ao menor sinal, o ideal é buscar o centro de atendimento médico mais próximo.

Segundo Augusto Cesar Penalva de Oliveira, supervisor da Equipe Médica da Neurologia e da Psiquiatria do Instituto de Infectologia Emílio Ribas e membro da ABN, lembrar a data é de extrema importância “Apesar de todos os esforços, conhecimento e tratamentos disponíveis, esta doença continua sendo causa significativa de mortes e sequelas neurológicas”.

O tratamento é feito com base em antibióticos, monitoramento hospitalar ou antiviral, dependendo do tipo e gravidade da meningite e também do panorama imunitário do paciente. Dessa forma, o acompanhamento médico deve ser prioridade, “Informação e rápido acesso às intervenções podem transformar a história”, enfatiza Augusto.

Para conter a disseminação, as vacinas são fundamentais. Além disso, as principais medidas preventivas são a manutenção de ambientes ventilados e arejados, a higienização correta das mãos e o não compartilhamento de utensílios pessoais como pratos, copos e talheres.

115 visualizações

Aulas
Prévias

icocbn.jpg
Untitled-1.fw.png
banner_digital 193X178.gif
abneuro.gif

Apoio:

HOME

INFORMAÇÕES

CONTATO

Rua Vergueiro, 1353, sl. 1404, 14ºandar;
Torre Norte Top Towers Office;
São Paulo/SP - Brasil CEP: 04101-000.

contato@abneuro.org

MÍDIAS SOCIAIS

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram

Copyright © Academia Brasileira de Neurologia 

Política de privacidade e uso de informações