Nota sobre Plataforma de Telemedicina



A Academia Brasileira de Neurologia (ABN) preocupada com o impacto da descontinuidade do atendimento aos pacientes neurológicos, em virtude das medidas impetradas para conter a epidemia do COVID-19, vem trabalhando arduamente nos últimos dias, para oferecer aos seus associados uma plataforma destinada ao atendimento remoto de nossos pacientes.


A plataforma que a ABN está disponibilizando não impõe custo aos associados. Dispõe de recursos modernos, é segura, facilmente utilizada e garante o sigilo, atendendo a legislação brasileira, inclusive as normas editadas pelo CFM[1] e Ministério da Saúde recentemente. [2]


O momento crítico em que nos encontramos, vem exigindo medidas rápidas e certamente imperfeitas, e embora abalroados pelos recentes acontecimentos, sabíamos que teríamos esse encontro formal com a telemedicina em um futuro bem próximo.


Nosso modus operandi na interface com os pacientes e as pessoas em geral mudou drasticamente. E para mantermos nosso passo nesse horizonte que se avizinha, a ABN já encaminhou às instâncias cabíveis suas propostas para atendimento remoto de pacientes com comprometimento do sistema nervoso, inclusive ao CFM em 19 de março de 2020.

Nos próximos dias nossa equipe envolvida com a configuração do serviço ora proposto, entrará em contato com todos os associados.


Peço que tenham paciência nessa fase de implantação, e toda sugestão será bem-vinda. Não fosse a urgência da necessidade imposta pela epidemia, poderíamos prover uma transição menos abrupta e programada com maior esmero.


Agradeço os membros da Comissão Aberta de Telemedicina da ABN pelo trabalho rápido na atenção às solicitações e documentos enviados ao CFM, dando efetiva realização, em poucas semanas, ao que iniciamos há quase um ano.


O lançamento da plataforma será anunciado em breve. Saudações e boa sorte a todos.

Gilmar Fernandes do Prado

Presidente da ABN

Ricardo Nitrini

Diretor Científico

Comissão de Exercício Profissional

Francisca Goreth M. M. Fantini

Leopoldo Pires

Elmano Henrique

Igor Bruscky

Sandro Mattas

Comissão Aberta de Telemedicina da ABN

Emanuelle Roberta da Silva Aquino

Carlos Eduardo A. Mantese

Renan Domingues


[1] (Incluindo o disposto na Resolução do CFM Nº 1.643 de 26 de agosto de 2002, e no ofício do CFM 1756 de 19 de março de 2020). [2] (Portaria Nº 467, de 20 de Março de 2020 que dispõe, em caráter excepcional e temporário, sobre as ações de Telemedicina, com o objetivo de regulamentar e operacionalizar as medidas de enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional previstas no art. 3º da Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, decorrente da epidemia de COVID-19).

0 visualização

Aulas
Prévias

icocbn.jpg
Untitled-1.fw.png
banner_digital 193X178.gif
abneuro.gif

Apoio:

HOME

INFORMAÇÕES

CONTATO

Rua Vergueiro, 1353, sl. 1404, 14ºandar;
Torre Norte Top Towers Office;
São Paulo/SP - Brasil CEP: 04101-000.

contato@abneuro.org

MÍDIAS SOCIAIS

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram

Copyright © Academia Brasileira de Neurologia 

Política de privacidade e uso de informações