
Credibilidade, crescimento e desenvolvimento. Esse é o pilar que rege todas as ações da Academia Brasileira de Neurologia (ABN), desde sua criação. Maior e mais conceituada representação de neurologistas do País, visa à promoção do desenvolvimento científico em seu campo de atuação, além da valorização e reconhecimento do trabalho dos especialistas.
São mais de 57 anos de tradição, tendo os associados no papel de protagonistas dessa jornada, sendo, cada um deles, essencial ao fortalecimento e consagração da ABN. Aliás, ser membro da Academia abre portas e oferece oportunidades para uma vida profissional repleta de experiências, de uma prática de excelência e conquistas.
Entidade filiada à Associação Médica Brasileira (AMB), a ABN é reconhecida pela World Federation of Neurology, que busca promover a neurologia de qualidade e a saúde cerebral em todo o planeta.
Ao tornar-se membro, o neurologista passa a ter acesso imediato e exclusivo ao Portal RIMA – Rede de Informática de Medicina Avançada com informações científicas com alto nível de evidências e mais de 2.400 revistas internacionais. Ainda recebe a Revista Arquivos de Neuropsiquiatria e boletins periódicos da Academia, como o ABNews.
A ABN promove os principais encontros científicos, contribuindo para o aprimoramento e capacitação dos especialistas. Destaque para o Congresso Brasileiro de Neurologia, um dos mais consagrados do mundo.
Os associados contam também com descontos nas taxas em congressos, cursos e simpósios apoiados ou realizados pela ABN, Sociedade Portuguesa de Neurologia e outras associadas. Têm a possibilidade de realizar eventos próprios, em suas áreas de atuação, com apoio da Academia.
Concomitantemente, dispõem de acesso a um foro de discussão com temas diversos relacionados à atividade profissional do neurologista, podendo usufruir dos recursos e vantagens da sede própria da ABN.
Do ponto de vista participativo, podem votar e serem votados para cargos diretivos, de acordo com a sua categoria de filiação, e ser membro de até três Departamentos Científicos.
Já quando o assunto é valorização, a ABN possui uma defesa profissional, atuante e atenta às ações políticas de estado e de competidores não-médicos.
Obter o título de membro traz inúmeros benefícios como ser reconhecido neurologista por todos os colegas do Brasil, pela World Federation of Neurology e ser convidado a participar de atividades científicas, culturais e/ou das comissões da Academia.
Ser referenciado pela ABN para atividades assistenciais, entrevistas e meios de comunicação e assessoria a órgãos públicos também está entre as oportunidades oferecidas.
Junto com essas vantagens, o associado tem seu nome recomendado, juntamente com os demais profissionais da região, quando solicitado por pacientes, como um titulado à prática da Neurologia.